Notícias
O prazo termina dia 31 de janeiro e as declarações devem ser feitas diretamente no site do Simples Nacional; empreendedores também podem recorrer a contadores e ao Sebrae
Dilma Tavares
Brasília - Termina no dia 31 de janeiro o prazo para que empreendedores individuais apresentem à Receita Federal do Brasil a Declaração Anual de Receita (DASN-SIMEI) relativa a 2010. Devem apresentar a declaração todos os registrados como Empreendedor Individual até o dia 31 de dezembro de 2010, o que totaliza 809.844 empreendedores.
A declaração pode ser feita diretamente no site do Simples Nacional, no portal da Receita Federal do Brasil (www.receita.fazenda.gov.br). Quem vai fazer a declaração pela primeira vez também pode recorrer aos contadores registrados no Simples Nacional que estão fazendo esse atendimento gratuitamente. O Sistema Sebrae também está orientando os empreendedores na elaboração da declaração. Obtenha mais informações no Portal do Empreendedor .
“Além de aproveitar para incentivar mais formalizações, realizamos um trabalho de informação dos empreendedores sobre as orientações que eles podem obter no Sebrae para melhorar seus negócios, como nas áreas de gestão e planejamento financeiro”, explica a analista de Atendimento Individual da instituição, Ivana Lima.
O prazo para apresentação das declarações, que deveria começar dia 1º de janeiro, começou no dia 5, quando o aplicativo específico da Receita Federal entrou no ar. Conforme o secretário executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional, Silas Santiago, nesse período o aplicativo estava sendo homologado.
Ainda conforme Silas, mesmo sem o aplicativo no ar, alguns empreendedores fizeram declaração a partir do aplicativo destinado à declaração utilizada em casos especiais, como a relativa a quem deu baixa na atividade. Quem utilizou indevidamente esse tipo de declaração precisa fazer uma declaração retificadora utilizando o aplicativo correto.
Alerta
O secretário também orienta que todos os que apresentarem a declaração também devem emitir o carnê de pagamento da taxa fixa mensal relativa a 2011 cujo aplicativo está no ar desde esta segunda-feira (10). Atualmente, explica, do total de empreendedores individuais, apenas 55% estão pagando corretamente. “O pagamento garante os benefícios do Empreendedor Individual”, alerta.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 3243-7851, 3243-7852, 8118-9821 e 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
Fonte: Agência Sebrae
Nenhum comentário:
Postar um comentário