Notícias
Mais de 90% trabalhadores autônomos do Distrito Federal têm interesse em aderir ao Empreendedor Individual. A maioria é composta por mulheres (52,4%). A idade média é abaixo dos 30 anos (36%). Muitos vieram do Nordeste (45,3%) para tentar a vida na Capital da República. Número expressivo cursou o ensino médio (37%), tem renda de até dois salários mínimos (31,3%) e sustentam a família (20,9%). Esse é o perfil do trabalhador autônomo do Distrito Federal, que será apresentado nesta quinta-feira (29), às 8h30, no Sesc Presidente Dutra (SCS Qd. 02 – Bloco C, Edif. Presidente Dutra).
O levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Desenvolvimento em parceria com o Sebrae no Distrito Federal, mostra quem são, o que fazem e, principalmente, quais as dificuldades dos autônomos em aderir ao programa de formalização do Empreendedor Individual criado em julho de
De acordo com o superintendente do Sebrae no Distrito Federal, José Carlos Moreira De Luca, cerca de 62 mil empresas estão cadastradas na Receita Federal, por meio do Simples Nacional. Com o advento da Lei Complementar n° 128/2008, que criou o Empreendedor Individual (EI), mais de 125 mil empreendedores informais no Distrito Federal poderão ser beneficiados. “Esse número, extraído da PNAD (Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicílio), aponta que a informalidade representa uma força econômica relevante. No entanto, o público que efetivamente se beneficiará dessa iniciativa nos primeiros anos depende de uma série de esforços, que deverão ser conjugados para o sucesso pleno da medida”, avalia.
Para o superintendente, o estudo inédito no país ajudará a desenvolver estratégias de divulgação do EI. “Não contávamos até agora com uma radiografia da informalidade na Capital do Brasil. Esperamos receber recursos para ampliar o escopo e atingir todas as Regiões Administrativa do DF, já que esta primeira mostragem abrangeu 18 regiões”, adianta De Luca. “Ser o relator da lei do Empreendedor Individual me enche de orgulho. Agora precisamos batalhar para que os benefícios cheguem aos trabalhadores”, defende o presidente do Sistema Fecomércio/DF, senador Adelmir Santana.
Perfil do Trabalhador Autônomo do DF
- Mulheres: 52,4%
- Menos de 30 anos de idade: 36%
- Renda entre 1 e 2 salários mínimos: 31,3%
- A renda sustenta mais dois dependentes: 20,9%
- Ensino médio completo: 37%
- Naturalidade nordestina: 45,3%
- Trabalha fora de casa: 83,3%
- Trabalha em Serviços: 48,4%
- Gostaria de treinamento em gestão de pequenos negócios: 18,2%
- Tem dificuldade em conseguir empréstimo: 20,5%
- Em processo de formalização no EI: 10,3%
- Interesse em formalizar: 94,7%
- Conhece o Empreendedor Individual: 68,5%
- Gostaria de conhecer as vantagens do EI: 99%
- Sabe onde ter informações do EI: 76,5%
Empreendedores Individuais
- 206.124 mil formalizações no País até 15/04/2010
- Mais de 3 milhões de acessos ao Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br)
- 5.461 mil formalizações no Distrito Federal até 15/04
Fonte: Agência Sebrae
Nenhum comentário:
Postar um comentário