quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Mais de mil sergipanos saem da informalidade

Notícias

As três tendas armadas em Sergipe na semana passada estiveram cheias de cidadãos interessados em se tornar Empreendedor Individual

Bruno Leonel

Alfredo Moreira

Empreendedores cadastrando-se no EI

Aracaju
- Sergipe participou da Semana do Empreendedor Individual (dias 18 a 23 de outubro) com três tendas armadas nas praças General Valadão, em Aracaju, João Pessoa, em Itabaiana, e Filomeno Hora, em Lagarto. Os Agentes de Orientação Empresarial que trabalharam nas tendas assessoraram 1.158 empreendedores na formalização de seus negócios.

O maior número de empresas formalizadas foi na capital, Aracaju, com 964 empreendimentos. Em Lagarto foram registrados 79 novos empreendimentos e em Itabaiana mais 115 novos negócios formais foram cadastrados. Comércio de vestuários foi a opção mais cadastrada pelos empreendedores individuais.

O superintendente do Sebrae Sergipe, Emanoel Sobral, ficou satisfeito com o resultado. “A meta do Sebrae Sergipe é de formalizar dez mil empreendedores individuais até o final de dezembro de 2010. Somente na Semana do EI conseguimos atingir quase 12% da nossa meta anual. Na verdade, o resultado da semana superou nossa expectativa”.

Empreendedores

As tendas foram procuradas por empreendedores como Josélia Lima de Santana, que há quatro anos trabalha fornecendo marmita, quentinhas e lanches. Josélia precisava ter CNPJ para emitir nota fiscal, pois só assim teria condição de fornecer alimentos para empresas e expandir o negócio.

Para Josivaldo Couto Melo, que possui uma pizzaria em casa, a maior vantagem de se tornar EI é ter acesso aos benefícios da Previdência Social. Já Genivaldo dos Santos Silva, que presta serviços de chaparia e pintura, quer melhorar a estrutura do seu local de trabalho. Tonando-se EI, ele poderá ter acesso a linhas de crédito especiais e realizar seu sonho.

Para os vendedores Manoel Augustinho e Kleberton Kleyton, que trabalham como ambulantes no centro de Aracaju. o Empreendedor Individual vem suprir uma importante necessidade do autônomo. A dupla aproveitou a tenda para formalizar seus negócios e ter direito a aposentadoria e auxílio doença.

“As três tendas foram bastante procuradas e as equipes realizaram excelente trabalho. Vale destacar a ação na tenda de Lagarto, onde o Escritório Regional do Sebrae fez uma parceria com a Caixa Econômica Federal, permitindo que cada empreendedor informal que se torna-se Empreendedor Individual saísse já com uma conta na Caixa”, diz Emanoel Sobral.

Realização

A Semana do Empreendedor Individual é uma ação do Sebrae. Em Sergipe são parceiros o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banese, Banco do Nordeste, Prefeitura de Aracaju, Ceape e Previdência Social.

Serviço:
Sebrae em Sergipe – (79) 2106-7700
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

 

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dona de restaurante sai da informalidade, faz sucesso e vira exemplo

Notícias

Mary Carvalho Menezes, que já tem faturamento superior a R$ 3 mil, destaca que as portas se abriram com o Empreendedor Individual

Carlos Baumgarten

Carlos Baumgarten

Mary aumentou o faturamento e conseguiu empréstimo para ampliar o negócio

Salvador
- A informalidade é grande no setor de gastronomia na Bahia, mas essa realidade começou a mudar com o Empreendedor Individual. Mary Carvalho Menezes, 45, mãe de três filhos e com dois netos, resolveu se formalizar, de olho na ampliação de seu empreendimento, já que, com CNPJ, pode emitir nota fiscal e ter acesso a linhas de crédito. Em menos de um ano, ela já vai sair da condição de Empreendedora Individual para enquadrar-se como microempresa, já que seu faturamento é superior a R$ 3 mil.

Dona do restaurante Recanto de Mary Mar, que fica em frente à Praia de Inema, em São Thomé de Paripe, bairro afastado de Salvador, a empreendedora atende em sua casa grupos de turistas selecionados, onde serve feijoada de mariscos, escondidinho, moquecas e outros pratos típicos. Mary conta que passou por muitas dificuldades, principalmente para comprar produtos, por não ter CNPJ. “Sair da informalidade trouxe muitas oportunidades”, diz a empreendedora.

Há muito tempo, Mary queria investir na ampliação do seu negócio. Entretanto, vivia pegando empréstimo de agiotas, que cobravam juros de 30% ao mês. “Com essas dívidas, não tinha como eu fazer o investimento”, afirma. Formalizada, ela agora tem acesso a linhas de crédito com taxas diferenciadas. “Já fui a um banco e tive um financiamento aprovado. Isso mostra como é importante sair da informalidade”.

Ela vai investir em uma cozinha industrial para o seu estabelecimento. A empresária afirma que, com o crescimento de seu negócio, pode também beneficiar outras pessoas. “Eu procuro trabalhar com mão-de-obra aqui da região de São Thomé de Paripe. Com o investimento, posso continuar atuando, também, para promover a geração de emprego e renda em meio à nossa comunidade”.

Mary foi formalizada pelo superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, durante o Festival Brasil Sabor, em maio passado, quando também se associou à Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). A partir daí, segundo ela, o negócio não parou de crescer. O sucesso é tanto que Mary foi convidada para participar do programa Mais Você, da Rede Globo. “Recebi todas as orientações que precisava e, graças a esse incentivo, pude aprimorar a gestão do meu negócio”.

A empresária revela que, pelas dificuldades impostas no período em que era informal e ainda por estar na mão de agiotas, não tinha visão estratégica para se desenvolver. “A verdade é que eu tinha medo de crescer, medo de arriscar, medo de investir, pois não tinha nenhuma garantia. Com a formalização, isso acabou e posso seguir em frente com a certeza de um futuro melhor”, conclui.

Serviço:
Sebrae na Bahia – (71) 3320-4300
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

 

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Mais de 46 mil trabalhadores se formalizam durante Semana do Empreendedor Individual

Notícias

Expectativa inicial de 30 mil foi superada em 55%; média diária subiu para 7,7 mil registros e nova ação nacional será realizada em novembro

Mariana Flores

Brasília - A mobilização nacional do Sebrae para atendimento a empreendedores individuais, a Semana do Empreendedor Individual, realizada de 18 a 23 de outubro, fez dobrar o número de formalizações diárias, cuja média saltou de 3 mil para 7,7 mil inscrições. De segunda-feira a sábado foram regularizados 46.593 profissionais, 55% a mais do que o estimado pelo Sebrae. A expectativa era formalizar 30 mil pessoas.

Na semana passada, a instituição atendeu trabalhadores por conta própria em 112 tendas e postos em 300 cidades, nos 26 estados e no Distrito Federal. Atualmente, são 641.973 trabalhadores que contam com Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e vantagens previdenciárias. Até o fim de dezembro, o Sebrae espera o cadastramento de 1 milhão de empreendedores individuais.

As iniciativas adotadas na última semana devem colaborar para impulsionar a formalização. De cada cinco atendimentos feitos nos últimos dias, um resultou em formalização imediata, segundo previsão do Sebrae. Os outros trabalhadores devem voltar a procurar a instituição nas próximas semanas para se regularizarem. “Estamos mais perto da meta. Alguns estados ainda continuam atendendo aqueles que desejam sair da informalidade para obter vantagens sociais e competitivas”, diz o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. “O Brasil vem superando esse desafio de modo simples e criativo”, ressalta o diretor, ao anunciar para o período de 16 a 22 de novembro uma nova Semana do Empreendedor Individual em todo o País.

Esclarecimento de dúvidas e orientações

A mobilização pelo Empreendedor Individual foi a primeira em âmbito nacional e contou com a ajuda de parceiros para realizar atendimentos em novos locais, além dos pontos tradicionais do Sebrae. O objetivo foi divulgar a lei do Empreendedor Individual, esclarecer dúvidas e prestar orientações para a formalização. Além do atendimento, foram realizadas pequenas palestras nos locais de atendimento.

Seis estados já atingiram a meta de formalização de empreendedores individuais e oito cumpriram mais de dois terços do volume previsto pelo Sebrae até o final do ano. Os melhores desempenhos são de Roraima (144%), Distrito Federal (143%), Tocantins (122%), Espírito Santo (107%), Rio de Janeiro (103%) e Mato Grosso (100%). O Mato Grosso do Sul está a apenas 2% de completar o previsto. Os estados de Goiás, Acre, Santa Catarina e Rondônia atingiram 93%, 89%, 88% e 82%, respectivamente. O Amapá cumpriu 76%, a Bahia, 69%, e o Rio Grande do Norte, 66%. Apenas seis estados não atingiram a metade do volume estimado.

Saiba mais sobre o Empreendedor Individual no endereço www.portaldoempreendedor.gov.br.

Ouça matéria de rádio sobre o balanço da Semana do Empreendedor Individual:

SEBRAE formaliza mais de 46 mil empresários no Brasil em uma semana

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 2107-9106/2107-9110/8118-9821/9977-9529
www.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

 

 

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Em apenas um dia 9,5 mil se formalizam

Notícias

Até o próximo sábado (23), mobilização promovida pelo Sebrae em todo o País incentiva trabalhadores a se regularizarem

Mariana Flores

Carlos Augusto

Em todo o País o Sistema Sebrae se mobiliza para formalizar empreendedores

Brasília
– A Semana do Empreendedor Individual, promovida pelo Sebrae no Brasil inteiro, fez triplicar o volume de formalização. A média nacional de registros diários é de 3 mil trabalhadores por conta própria. Somente ontem (20), terceiro dia da mobilização, foram cadastradas 9.595 pessoas. Desde segunda-feira (18), o número de registros somam 20.899. Com isso chegam a 616.279 os empreendedores individuais no País.

A expectativa é que a demanda continue crescendo. Os atendimentos feitos nos últimos dias contribuem para que as solicitações prossigam nas semanas seguintes, na opinião do gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae, Enio Pinto. “De cada cinco atendimentos, apenas um resulta em formalização imediata. Os outros quatro empreendedores vão pensar e, em algum momento, devem voltar para se formalizar. Nossa impressão é de que esse trabalho ainda vai reverberar por muito tempo”, afirma.

A mobilização do Sebrae pelo Empreendedor Individual, a primeira em âmbito nacional, vai até o próximo sábado (23) e inclui 111 ações promovidas junto com parceiros, além do atendimento nos pontos tradicionais. Desde a última segunda-feira (18), os interessados em obter informações ou se registrar podem procurar ônibus e tendas, entre outros locais de atendimento, espalhados por diferentes cidades brasileiras. O objetivo é divulgar o Empreendedor Individual, esclarecer dúvidas e prestar orientações para formalização.

Resultados

Os melhores resultados até ontem foram obtidos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Nos dois estados foram regularizados 3.222 e 2.656 empreendedores, respectivamente. Em seguida, aparecem Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que fizeram 1.423 e 1.145 cadastros. Das unidades da federação, quatro já ultrapassaram a meta estabelecida e continuam gerando formalizações, como é o caso de Distrito Federal e Roraima, que estão com 136% do volume proposto. Tocantins já fez 121% do que propôs e o Espírito Santo passou a marca de 100% na última terça-feira (19). Outros três estados já formalizaram mais de 90% dos empreendedores que se propuseram a atender. São eles: Mato Grosso (91%), Mato Grosso do Sul (93%) e Rio de Janeiro (99%).

O Empreendedor Individual é uma inovação no sistema tributário para que milhões de brasileiros formalizem seus negócios. Saiba mais sobre o tema no endereço www.portaldoempreendedor.gov.br.

Agência Sebrae de Notícias: (61) 2107-9106/2107-9110/8118-9821/9977-9529
www.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800

 

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cinco estados lideram o ranking nacional de formalizações

Notícias

São Paulo, Rio, Bahia, Rio Grande do Sul e Pará têm a maioria em números absolutos; outros cinco avançaram mais em direção à meta de regularização de 10% de seu informais em 2010

Dilma Tavares

Brasília - Em todo o País, 11.304 mil formalizações foram realizadas nos dois primeiros dias da Semana do Empreendedor Individual. Em números absolutos, cinco estados tomaram a frente no ranking nacional de registros até agora: São Paulo, com 1.831 novos empreendedores; Rio de Janeiro, com 1.384; Bahia, com 1.271; Rio Grande do Sul, com 641: e Pará, com 446.

Ao se tomar por base a relação entre o número de formalizados que já atuavam em cada estado antes do início da mobilização e a quantidade de registros realizados nesses dois dias, os que mais cresceram nas formalizações em termos percentuais foram: Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso, Roraima e Sergipe. Todos avançaram três pontos percentuais em direção à meta de formalizações em 2010 estabelecida para cada estado e que corresponde a 10% do total de seus empreendedores informais. No Distrito Federal, o total de formalizados subiu de 11.745 para 12.096; Mato Grosso, de 10.791 para 11.233; Sergipe, de 3.694 para 3.952; e o Amapá, de 1.869 para 1.943.

Em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Pará o avanço em direção à meta foi de um ponto percentual. São Paulo passou de 127.970 registros para 129.801; o Rio de Janeiro, de 80.441 para 81.825; a Bahia, de 45.729 para 47 mil, o Rio grande do Sul saiu de 34.610 para 35.251 e o Pará de 12.567 para 13.013.

A Semana do Empreendedor Individual é uma das ações do Sebrae para ampliar as formalizações e contribuir com a aproximação da meta nacional de um milhão de formalizados até o fim do ano, número que representa cerca de 10% dos aproximados 11 milhões de empreendedores informais no País.

O Distrito Federal e Roraima não só alcançaram como já chegaram a 131% da meta. Tocantins está com 119%. O Espírito Santo alcançou sua meta com as formalizações realizadas na semana da mobilização. Passando de 99% para 101%.

Estratégia legitimada

“As mais de 11 mil formalizações realizadas em apenas dois dias da Semana do Empreendedor Individual validam e legitimam a estratégia do Sebrae de ir até os empreendedores”, avalia o avalia o gerente de políticas públicas da instituição, Bruno Quick.

Como exemplo, ele cita as formalizações do Distrito Federal que, em dois dias, realizou 374 registros, dos quais 351 na tenda instalada pelo Sebrae na cidade de Ceilândia – os demais outros 20 foram feitos nos pontos tradicionais de atendimento.

Ivana Lima, analista de atendimento individual do Sebrae, aposta em mais crescimento de registros. “Estamos com os números de apenas dois dias”, lembra, explicando que as formalizações deverão continuar nas semanas seguintes. “Normalmente as pessoas se informam, conversam com a família e, depois, voltam para se registrar”, explica.

A Semana do Empreendedor Individual prossegue até sábado(23) nas 111 tendas instaladas nas capitais e cidades de médio porte, além de pontos dos tradicionais pontos de atendimento.

Fonte: Agência Sebrae

 

Formalização de negócios bate recorde diário no País

Notícias

Semana do Empreendedor Individual atinge média diária de 5,6 mil inscrições frente aos 3 mil registrados por dia nos meses anteriores à iniciativa do Sebrae e parceiros em todo o País

Mariana Flores

Bernardo Rebello

Atendimento do Sebrae em Ceilândia (DF) na Semana do Empreendedor Individual

Brasília
- Nos dois primeiros dias da Semana do Empreendedor Individual, iniciada nesta segunda-feira (18), houve um número recorde de inscrições: 11.304 trabalhadores autônomos obtiveram o CNPJ e passaram a contar com várias garantias previdenciárias. A média diária de formalizações saltou de 3 mil para 5,6 mil em todo o País. Hoje, são 606.684 empreendedores individuais frente aos 595.380 registrados até o último domingo, desde o início da vigência da lei que criou a figura do Empreendedor Individual, em julho de 2009.

"O sucesso da mobilização nacional demonstra que a Lei Complementar 128/09 virou definitivamente uma página em nosso País ao tornar a formalização uma opção muito simples e barata para os trabalhadores autônomos. Esse resultado em dois dias mostra que, ao levar informação e orientação a quem trabalha por conta própria, a adesão à formalidade é imediata", comemorou o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.

Segundo ele, ao conhecer os custos, as vantagens e as possibilidades decorrentes da formalização, fica mais fácil para esses trabalhadores deixar a informalidade. "Bem orientado sobre como se tornar Empreendedor Individual, a adesão pode ser mais rápida", diz Carlos Alberto, ao prever que o esforço concentrado nesta semana vai continuar repercutindo em número de formalizações nas próximas semanas em todo o País. "E vamos avançar em direção à meta de 1 milhão de formalizações até o fim deste ano."

A mobilização do Sebrae em torno do Empreendedor Individual, a primeira âmbito nacional, vai até o próximo sábado (23). Ao todo são 111 tendas instaladas nas capitais dos estados e algumas cidades de médio porte, além do atendimento nos pontos tradicionais e das orientações por meio da Central de Relacionamento 0800 570 0800. Desde a última segunda-feira, os interessados em obter informações ou se registrar podem procurar ônibus, postos de atendimento de parceiros e outros locais de orientação e apoio à formalização em diversas cidades brasileiras. O objetivo é divulgar o Empreendedor Individual, esclarecer dúvidas e apoiar a formalização.

Em números absolutos, os melhores resultados foram verificados nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Nos três estados foram registrados, respectivamente, 1.831, 1.384, 1.271 empreendedores. Em todas as unidades da Federação foi verificado um aumento do número de atendimentos. Os dois primeiros dias de mobilização ajudaram o Espírito Santo a bater a meta estadual. Até o fim de 2010, a expectativa do Sebrae no Espírito Santo era de cadastrar 16 mil trabalhadores por conta própria. Na segunda (18) e na terça-feira (19) foram registradas 329 pessoas e o número total chegou a 16.213.

“O barulho que queríamos fazer para o projeto ficar conhecido está acontecendo e muito fortemente. Os estados encamparam a idéia com bastante entusiasmo”, avalia Ivana Lima, gestora nacional do projeto do Empreendedor Individual no Sebrae.

Além do Espírito Santo, que atingiu 101% da meta de formalizações nesta Semana do Empreendedor Individual, mais três estados já ultrapassaram sua meta fixada para 2010. O Distrito Federal e Roraima já cumpriram 134% do total estabelecido e Tocantins atingiu 120%. Já passaram de 90% da meta os estados de Mato Grosso do Sul (91%) e do Rio de Janeiro (97%). Todos, porém, querem contribuir com o maior número possível de formalizações, tendo em vista a meta nacional de 1 milhão de empreendedores individuais neste ano.

O Empreendedor Individual é uma inovação no sistema tributário brasileiro para que milhões de brasileiros formalizem os seus negócios. Desde julho do ano passado, os trabalhadores por conta própria podem contar com os benefícios da formalização pagando apenas R$ 62,10 por mês. A nova faixa de enquadramento do Simples Nacional legaliza os empreendedores individuais que faturam até R$ 36 mil por ano e que possuem, no máximo, um empregado.

Com a formalização, o empreendedor passa a contar com o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que possibilita a abertura de conta em banco e o acesso a crédito com juros mais baratos. Ele pode participar de compras governamentais, e passa a emitir nota fiscal de venda para outras empresas ou para o setor público. Com a empresa legalizada, o empreendedor passa a ter cobertura da Previdência Social, entre outras vantagens.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 2107-9106, 2107-9110, 8118-9821ou 9977-9529
www.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

 

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Após 25 anos atuando informalmente, livreiro obtém cidadania empresarial

Notícias

O empresário é mais um entre os centenas de empreendedores já formalizados na categoria Empreendedor Individual (EI) durante esta semana pelo Sebrae no Amazonas. Entre os dias 18 e 23, o Sebrae/AM montou uma estratégia de mutirão em vários pontos de Manaus.

Márcio Vieira

Manaus - O vendedor de livros Benedito Tavares de Araújo, 64, que exerce a atividade informalmente em Manaus há mais de 25 anos, deixou esta condição na manhã desta terça-feira (19) e diz com entusiasmo que agora possui o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Com o documento em mãos, ele diz que vai em busca de crédito e mais apoio do Sebrae Amazonas para investir na empresa de venda de livros recém-aberta. “Eu achava que tinha muita burocracia para me formalizar, por isso passei tanto tempo trabalhando sem registro da empresa. Só agora vi como é fácil. E ainda tenho direito ao INSS”.

O empresário é um entre centenas que deverão ser formalizados durante esta semana pelo Sebrae Amazonas. A instituição montou para a Semana do Empreendedor Individual uma estratégia de mutirão em vários pontos de Manaus para sensibilizar e orientar empreendedores quanto às vantagens, benefícios e obrigações da formalização. A ação do Sebrae é direcionada aos empreendedores que faturam até R$ 36 mil por ano e tem no máximo um empregado.

“O senhor Benedito é um exemplo das pessoas que queremos alcançar com a Semana de formalização. Nosso objetivo é mostrar aos empreendedores que eles ganham mais quando estão na legalidade, passam a ter direitos e reconhecimento do estado, isto é, passam a ter reconhecida a sua cidadania empresarial”, diz a assessora do setor jurídico do Sebrae Amazonas, Elizandra Litaiff, que prestou o atendimento ao empresário Benedito Tavares.

Serviço:
Sebrae no Amazonas – (92) 2121-4900
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

 

Lavador de carros formaliza sua pequena empresa em Goiás

Notícias

Geraldo Bento de Castro, de Aparecida de Goiânia aproveitou Semana do Empreendedor Individual para registrar seu lava a jato e buscar novos conhecimentos

Lorena Lázaro

Goiânia - Foram 23 anos, entre a informalidade e o trabalho como lavador de carros com carteira assinada, até que Geraldo Bento de Castro, 43 anos, decidiu organizar seu negócio. Ele conta que ouviu no rádio sobre o Empreendedor Individual e, a partir disso, tomou a decisão de se dirigir ao estacionamento do Buriti Shopping, em Aparecida de Goiânia (GO), onde está sendo realizada, até o dia 23 de outubro, a edição goiana da Semana do Empreendedor Individual, evento simultâneo em 27 capitais brasileiras, sob coordenação do Sebrae.


Depois de saber um pouco mais sobre essa nova modalidade jurídica, em menos de dez minutos Geraldo já estava com o seu pequeno lava a jato legalizado e com todos os benefícios do Empreendedor Individual à disposição. “A ideia de me formalizar partiu de um amigo, que é proprietário de uma empresa de cerca elétrica e que ficou muito satisfeito com os resultados obtidos após sua formalização”, relata o proprietário do lava a jato.

Geraldo integra o elenco de mais de 23 mil novos empresários de pequeno porte em Goiás que saíram da informalidade para ter número no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), direito ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), emissão de nota fiscal, participação em licitações e ainda ter a possibilidade de comprar direto do atacadista, entre outros benefícios. “Eu só podia comprar do supermercado, que é mais caro e onde nem sempre encontro os melhores produtos. Agora, posso ir aos fabricantes e distribuidores”, descreve o novo empreendedor individual.

Geraldo acredita que está se preparando para o futuro. Além de ter direito à aposentadoria, terá também a oportunidade de melhorar seu negócio. Ele aproveitou a passagem pela central de atendimento da Semana do Empreendedor Individual e, depois da regularização de seu negócio, participou da palestra Benefícios da Formalização. “Precisamos aprender para crescer. Fazer as coisas de qualquer jeito não dá certo. Eu estou em busca de conhecimento”.

Para se formalizar durante a Semana do Empreendedor Individual é preciso comparecer a um posto de atendimento, como no Buriti Shopping, em Aparecida de Goiânia ou no ônibus Itinerante do Sebrae Goiás, munido de carteira de identidade, CPF e comprovantes de endereços residencial e comercial. O atendimento é rápido. O empresário já sai com toda documentação de formalização concluída e ainda pode participar de palestras gratuitas.

Serviço:
Sebrae em Goiá - (62) 3250-2442
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

 

 

Formalização dispara na Semana do Empreendedor Individual

Notícias

Rio de Janeiro contabiliza 397 formalizações e o Distrito Federal 370; a procura é grande em todos os estados

Dilma Tavares

André Telles

Atendimento do Sebrae Rio durante a Semana do Empreendedor Individual

Brasília
- Algumas unidades da Federação já despontam com número significativo de formalizações realizadas na Semana do Empreendedor Individual, a mobilização nacional do Sebrae que começou na segunda-feira (18) e prossegue até sábado (23). Entre eles o Rio de Janeiro, o Distrito Federal, o Rio Grande do Sul, o Mato Grosso do Sul e Goiás.

Até a tarde desta terça-feira (19) o Rio de Janeiro contabilizava 397 empreendedores formalizados. No estado há tendas em 35 municípios, incluindo a capital. De acordo com o gerente de atendimento individual do Sebrae Rio, Rodrigo Otávio Brantes, na capital a estrutura conta com apoio inclusive da prefeitura para a realização de consulta prévia de localização. “Quem se formaliza aqui sai sabendo que vai poder exercer a atividade e ninguém vai mexer com ele”.

O Sebrae no Distrito Federal contabilizava, nesta terça-feira (19), 374 formalizados, dos quais 351 registrados só na tenda instalada na praça central da cidade de Ceilândia, área de grande concentração de informais e que tem recebido registros de várias outras cidades do Distrito Federal. “A procura continua grande”, constatou o gerente de Atendimento Individual do Sebrae local, Ary Ferreira Júnior.

O Rio Grande do Sul recebeu, até a noite de segunda-feira (18), 105 registros de formalização. Esta é a segunda vez que ocorre esse tipo de mobilização no estado. A primeira foi em julho e serviu de modelo para a mobilização nacional que está acontecendo agora. O estado tem tendas instaladas em quatro cidades: a capital, Porto alegre, Novo Hamburgo, Santa Maria e Pelotas. “A procura por informação é tanta que em Novo Hamburgo, por exemplo, estamos distribuindo senha para organizar a fila”, diz a gestora do Empreendedor Individual do Sebrae no Rio Grande do Sul, Márcia Ferran.

No Mato Grosso do Sul, na segunda-feira, 100 empreendedores foram formalizados na tenda instalada na praça central de Campo Grande, onde o Sebrae conta com a parceria do governo do estado para expedir a inscrição estadual. “Nossa meta é conseguir 800 a 900 formalizações até sábado”, diz a gerente de Atendimento Individual do Sebrae Mato Grosso do Sul, Leandra Oliveira da Costa. Ela aposta na ampla divulgação que a mobilização está produzindo sobre a figura jurídica do Empreendedor Individual no estado. “Estávamos com uma média de sete registros ao dia e só na segunda-feira fizemos 100”, anima-se.

Goiás contabilizava, na segunda-feira (18), 98 formalizados e 830 atendimentos numa tenda montada no estacionamento de um shopping da capital, Goiânia. O Sebrae Goiás conta com a participação de parceiros como instituições bancárias, equipes do INSS e das prefeituras de Goiânia e de do município de Aparecida de Goiânia, onde a tenda está instalada, na divisa com a capital.

“A expectativa é que nessa semana consigamos entre três mil e cinco mil formalizações”, adianta o coordenador do Programa Estadual de Empreendedorismo Empresarial do Sebrae Goiás, Bruno Fleury. Ele destaca a importância da mobilização lembrando que, mesmo não havendo registro imediato durante a Semana do Empreendedor Individual, os atendimentos contribuem para que as solicitações continuem nas semanas seguintes. “Devemos fazer entre oito mil e 10 mil atendimentos só esta semana”.

A Semana do Empreendedor Individual é promovida pelo Sebrae, com o apoio de parceiros, para ampliar informações e mobilizar o País visando ampliar a formalização por meio do Empreendedor Individual. O objetivo imediato é contribuir para a aproximação da meta nacional de um milhão de registros até o fim deste ano.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 2107-9106, 2107-9106, 2107-9110, 8118-9821 e 9977-9529
www.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

 

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Casal de empresários prevê aumento de receita após adesão ao Empreendedor Individual

Notícias

A estimativa dos proprietários da R&C Brindes, em Salvador, é elevar seus ganhos em 20%

Fábio Vasconcelos

Salvador - Proprietários da R&C Brindes, em Salvador, há nove anos, Rui Bandeira, 42, e Cleide Bandeira, 40, calculam um incremento de, aproximadamente, 20% na receita após a formalização. Eles perderam alguns clientes por não terem nota fiscal em nome da empresa, mas não devem ter dificuldade em retomá-los depois de se cadastrarem no Empreendedor Individual (EI).

“Graças à credibilidade no mercado, as portas ficaram abertas para a gente reativar esses contatos, pois com o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) em mãos você transmite mais segurança”, assinala Rui. A fábrica, situada na própria casa deles, em Fazenda Grande III, produz saquinhos que funcionam como lixeiras para automóveis, além de flanelas personalizadas.

Rui e a esposa foram os primeiros empresários a chegar à tenda do Sebrae no estacionamento do Supermercado Atacadão, em Cajazeiras, convidados por carro de som e pernas de pau munidos de megafones. A empresária elogiou a iniciativa do Sebrae de ir até o bairro. “Esse posto instalado aqui foi uma bênção, pois já estávamos indo ao centro da cidade fazer o cadastro”, disse Cleide. A estrutura, que foi montada ontem (18), vai ficar no local até 30 de outubro. Espera-se atender cerca de 300 pessoas que trabalham por conta própria na região de Cajazeiras.

Para o diretor de Suporte do Sebrae na Bahia, Antônio Marcos de Almeida, o registro como Empreendedor Individual é o primeiro passo para o desenvolvimento dos negócios. Ele fez questão de ressaltar importantes parcerias nesse trabalho de formalização, com o Ministério da Previdência Social e Banco do Brasil (BB).

Cuidados especiais

O gerente da agência do BB de Cajazeiras, Sandro Romero, afirma que o banco tem o intuito de atender a esse público de forma efetiva. “É característica nossa ter cuidados especiais com empreendedores individuais”. Dentro desse contexto, Romero atenta também para o trabalho de orientação que eles recebem. “Muitas vezes, o empresário, empolgado com a formalização, quer dar saltos maiores do que pode e nós tentamos trazê-lo para sua realidade, para que possa extrair o máximo dela”, disse.

O Mutirão do Empreendedor Individual na Bahia acontece até o dia 30 de novembro, com meta de legalizar 30 mil trabalhadores por conta própria. Para reforçar o Mutirão, o Sebrae montou duas tendas em locais de grande movimentação em Salvador, que funcionam de 9h às 19h. Uma está na Praça Newton Rique (em frente ao Shopping Iguatemi) e a outra no bairro de Cajazeiras, um dos mais populosos da capital baiana, no estacionamento do Supermercado Atacadão.

Cada tenda possui seis terminais de computador para realizar o cadastro dos empreendedores individuais, além de uma sala de espera e área para atendimento coletivo, onde são realizadas palestras para que o trabalhador tire dúvidas antes de fazer o registro.

A Bahia, até o dia 17 de outubro, tinha registrado 45.391 empreendedores individuais, sendo o quarto estado em número de registros, apesar de ter tido acesso ao Portal do Empreendedor somente em fevereiro deste ano

Serviço:

Sebrae na Bahia - (71) 3320-4367

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

 

Ambulante troca Bolsa Família por sonho de abrir empresa

Notícias

GeraldoTito Silva se cadastra como Empreendedor Individual durante mutirão realizado na região do Iguatemi, em Salvador

Carlos Baumgarten

Salvador - Na movimentada região do Iguatemi, em Salvador, o vendedor ambulante Geraldo Tito Silva comercializa balas, paçocas e picolés. Há nove anos ele está no ofício, sempre com o sonho de se desenvolver como comerciante e montar uma sorveteria. Porém, na informalidade, Geraldo via obstáculos para levar em frente o projeto. Então, surgiu a oportunidade de se cadastrar como Empreendedor Individual, que, sem burocracia e altos custos, dá ao trabalhador por conta própria a possibilidade de sair do anonimato e de entrar no mercado como pessoa jurídica.

Geraldo aproveitou o mutirão da Semana do Empreendedor Individual, realizado pelo Sebrae na região do Iguatemi – que começou ontem e segue até sábado (23) –, para registrar seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). “Eu já tinha ouvido falar do Empreendedor Individual, mas dispunha de pouco tempo para tirar dúvidas sobre o assunto”, disse. Com a ação promovida pelo Sebrae, ele pôde participar de uma palestra e, logo em seguida, cadastrou-se. “É sempre bom  obtermos o máximo de informações possíveis”, afirmou.

O vendedor ambulante era beneficiado pelo programa Bolsa Família há apenas oito meses. Mesmo assim, optou por abrir mão do benefício para correr atrás de seu sonho. “Sempre tive vontade de ser empresário. Meu sonho maior é montar uma sorveteria”, revelou. Agora, com o CNPJ em mãos, Geraldo tem a possibilidade de acessar linhas de crédito de bancos oficiais a taxas diferenciadas. “Estou planejando comprar uma máquina de sorvete”, informou.

Caminho certo

O vendedor passa agora a contribuir com o INSS, tendo acesso a benefícios da Previdência Social. “Isso nos dá uma segurança maior no trabalho”, acredita. Geraldo tem a certeza de que escolheu o caminho certo saindo da informalidade. “Faltava apenas oportunidade para poder crescer e encontrei isso com o Empreendedor Individual”, destacou. Formalizado, ele garante que vai passar as informações aos colegas de trabalho. “Tenho certeza de que muitos colegas vão querer se legalizar para poderem crescer”, concluiu.

O superintendente do Sebrae na Bahia, Edival Passos, visitou o mutirão no Iguatemi. Ele conversou com trabalhadores e fez questão de esclarecer dúvidas sobre o Empreendedor Individual, programa que considera um grande avanço para a economia dos pequenos negócios. Edival destacou a todos que o Sebrae é parceiro desses trabalhadores e que serão oferecidos cursos e consultorias para o desenvolvimento do negócio. “Hoje, na Bahia, temos um público de cerca de 750 mil informais que, sem burocracia, podem mudar sua realidade. Estar formalizado, emitir nota fiscal, ter o amparo do INSS, tudo isso mexe com autoestima das pessoas, que têm a possibilidade de crescer e ampliar seus mercados”, afirmou.

Além de Edival Passos, estiveram presentes ao mutirão o diretor de suporte do Sebrae na Bahia, Antônio Marcos de Almeida, e o coordenador da Unidade Regional Metropolitana da instituição, Richard Alves. Além do Iguatemi, outro grande mutirão está sendo realizado em Salvador, no bairro de Cajazeiras, sendo que este prossegue até o dia 30 de novembro. Outros mutirões acontecem em diversos municípios da Bahia desde o início do mês e seguem também até o dia 30 de novembro.

Serviço:

Sebrae na Bahia - (71) 3320-4367

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

 

Formalização atrai empreendedores no Rio

Notícias

Semana de mobilização nacional começa hoje em todo o país. Até sábado (23), Sebrae e parceiros trabalham para ampliar número de empreendedores individuais

Regina Mamede

André Telles

Semana de mobilização nacional começou hoje em todo o País

Rio de Janeiro
- Na manhã desta segunda-feira, primeiro dia da Semana do Empreendedor Individual, a estudante de publicidade Ana Teresa de Oliveira e Silva foi uma das primeiras pessoas atendidas na tenda montada pelo Sebrae Rio de Janeiro no Largo da Carioca, centro da capital fluminense. Ela estava ansiosa pelas informações sobre Empreendedor Individual.

Com apenas 23 anos, Ana Teresa planeja abrir um negócio próprio e conta que já despertou interesse de potenciais patrocinadores para criar um jornal e um site de vendas imobiliárias. “Minha idéia agradou, mas ninguém quer colocar dinheiro em nada informal. Legalizada, ganho mais força para negociar com eles”, conta a estudante.

Planejando a aposentadoria, Jaciara Batista dos Santos, também foi uma das primeiras da fila. “Quero ensinar artesanato com materiais recicláveis e por isso vim aqui saber o tenho que fazer. Ainda tenho muito que contribuir”, afirma.

A disposição destas empreendedoras reflete o interesse de mais de 200 pessoas que enfrentaram uma chuva persistente em busca de informações. O Sebrae no Rio de Janeiro montou 110 postos de atendimento em 35 municípios. O horário de atendimento é das 9h às 18h.

“Queremos facilitar ao máximo a vida desse novo empreendedor tirando todas as dúvidas. Vamos informar, por exemplo, a importância do controle de receitas mensais para declaração simplificada do Simples Nacional”, explica o superintendente do Sebrae Rio, Sergio Malta.

A Semana do Empreendedor Individual acontece em todo o País de 18 a 23 de outubro. A proposta é chamar a atenção para essa figura jurídica que concede vários direitos legais para empreendedores que registrem uma receita bruta de ate R$ 36 mil por ano.´A meta da instituição e parceiros é esta semana chame a importância e mostre as vantagens do Empreendedor Individual e acelere o alcance da meta de 1 milhão de regularizações até o final de dezembro.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 2107-9106, 2107-9110, 8118-9821 e 9977-9529
www.agenciasebrae.com.br
Sebrae no Rio de Janeiro - (21) 2212 7971

Fonte: Agência Sebrae

 

Semana do Empreendedor Individual mobiliza o País

Notícias

Diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, lembra que "o processo de formalização é rápido e muito barato, e o benefício é grande”

Dilma Tavares, com ASN

Bernardo Rebello

Tenda no Distrito Federal lota no primeiro dia da Semana do Empreendedor Individualendedor Individual

Brasília
- Milhares de empreendedores de todo o País estão aproveitando a Semana do Empreendedor Individual e comparecendo aos postos de atendimento do Sebrae para formalizar sua atividades. Nesta segunda-feira (18), primeiro dia da mobilização nacional, foram 500 atendimentos e 230 formalizados apenas no Distrito Federal, de relojoeiros e mecânicos a cabeleireiras, manicures e donos de bar e lanchonete. Balanços estaduais e ncionais serão divulgados a partir desta teça-feira (19). A Semana de mobilização prossegue até sábado (23).

Em Ceilândia, na região administrativa do Distrito Federal, durante todo o dia empreendedores fizeram fila para se registrar se informar e se formalizar, e nem a forte chuva que caiu no final da tarde espantou os interessados. “A oportunidade bateu na minha porta e não posso deixar passar”, explicava o relojoeiro Alfredo Cornélio Neto, de 50 anos, dos quais mais de 27 consertando relógios de maneira informal.

No Rio de Janeiro a estudante de publicidade Ana Teresa de Oliveira e Silva, de 23 anos, foi uma das primeiras pessoas atendidas na tenda montada pelo Sebrae estadual, no Largo da Carioca. Ela planeja criar um jornal e um site de vendas imobiliárias. “Minha idéia agradou, mas ninguém quer colocar dinheiro em nada informal. Legalizada, ganho mais força para negociar com eles”, conta a estudante.

No Mato Grosso, o técnico em eletrônica Elismar Dias de Souza, também foi um dos primeiros a se formalizar, na tenda montada no centro de Cuiabá, na Praça Ipiranga.
“Precisava me legalizar. Sempre algum cliente pede nota fiscal e a gente não tem, precisa usar nota de outra firma. A gente perde cliente por causa disso”.

Na Bahia, outra trabalhadora por conta própria que liderou a fila de formalizações foi a professora Ângela Maria Piedade, de 41 anos. “Agora, como empreendedora individual e com o CNPJ, vou poder comprar livro didático mais barato para as aulas de reforço escolar. Com as aulas estou ganhando mais do que se estivesse em sala de aula”, explica.

“Estamos mostrando com estes eventos que ser formal é muito melhor do que ser informal”, afirmou o diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, que participou em São Paulo do primeiro dia da Semana do Empreendedor Individual. Ele lembrou que, até pouco tempo, a informalidade era difícil de ser combatida porque o custo da formalização era muito elevado e o trâmite muito burocrático.

“A criação do empreendedor individual elimina essas duas dificuldades. O processo é rápido e muito barato, e o benefício é grande”, disse. No futuro, de acordo com Santos, o Brasil terá índices de informalidade compatíveis com os de países desenvolvidos. “O que vai persistir no futuro é a informalidade de atividades ilícitas, ilegais”.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 2107-9106, 2107-9106, 2107-9110, 8118-9821 e 9977-9529
www.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

 

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Começa a Semana do Empreendedor Individual

Notícias

A mobilização nacional do Sebrae e parceiros vai ampliar a formalização de empreendedores por conta própria e contribuir com a meta de um milhão de regularizações até o fim de 2010

Dilma Tavares

Dudu Leal

Mobilização do Sebrae Rio Grande do Sul em julho serviu como modelo para ação nacional

Brasília
- Começa nesta segunda-feira (18) e prossegue até sábado (23), em todo o País, a Semana do Empreendedor Individual, uma mobilização nacional promovida pelo Sebrae para ampliar em larga escala a formalização de empreendedores por conta própria. Costureiras, doceiras, eletricistas, manicures, marmiteiros, açougueiros, alfaiates, borracheiros, chaveiros, carpinteiros, padeiros, pedreiros, encanadores e engraxates estão entre as 442 atividades cujos trabalhadores podem se formalizar como EI.

A mobilização será simultânea em todas as capitais brasileiras e em algumas cidades de médio porte em cada estado. Em todas elas, o Sebrae já contabiliza 111 tendas onde, durante toda a semana, equipes da instituição estarão orientando os interessados e formalizando os empreendedores. A ação será desenvolvida com apoio de parceiros e operadores do EI, como Ministério da Previdência Social e órgãos e entidades locais.

O objetivo é chamar a atenção e contribuir com a meta de um milhão de formalizações até o final de dezembro. Atualmente são 592.345 os Empreendedores Individuais legalizados e as projeções apontam que não será fácil alcançar a meta de um milhão de registros ainda em 2010, o que representa 10% dos cerca de 11 milhões de informais que atuam no País, conforme pesquisa PNAD de 2007.

Modelo

A Semana do Empreendedor Individual tem como modelo uma iniciativa de sucesso desenvolvida pelo Sebrae no Rio Grande do Sul. “Em uma semana passamos de 22 mil para 30 mil empreendedores individuais”, diz o superintendente do Sebrae gaúcho, Marcelo Lopes, que garante a continuidade e o reforço das ações durante a Semana Nacional.

Mesmo as unidades da Federação que já ultrapassaram a própria meta, com a regularização de mais de10% dos seus informais, estão mobilizadas. É o caso do Distrito Federal, que já está 30% além de sua meta. “O esforço é para contribuir com a meta nacional”, diz Ary Ferreira Júnior, do Sebrae em Brasília. Roraima está 29% acima da meta. “Queremos chegar a 50% além do objetivo inicial”, informa Pedro Cerino, do Sebrae no estado. Tocantins está 18% acima da sua meta.

Nos estados que encontram mais dificuldades a Semana do Empreendedor Individual reforça a expectativa de ampliar substancialmente as formalizações, a exemplo do Piauí, que está com 26% da meta. “Estamos com caravanas nos bairros de Teresina e elevamos a média de formalizações de 300 ao mês para 1,3 mil em agosto. A Semana Nacional ampliará os números em razão da ampla repercussão que terá”.

Quem pode

Podem se formalizar como Empreendedor Individual aqueles que exercem atividades econômicas dentro das 442 categorias catalogadas e que tenham receita bruta de até R$ 36 mil por ano. A formalização é feita gratuitamente, no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br). Formalizado, ele paga uma taxa fixa mensal de 11% sobre o salário mínimo para o INSS mais R$ 1,00 de ICMS, se atuar no setor da indústria ou comércio, ou R$ 5,00 se for da área de serviços.

Criado pela Lei Complementar 128/08, que inseriu essa figura jurídica na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06), o EI está em vigor desde julho de 2009. “Essa lei atrai, num primeiro momento, todos aqueles que já desenvolvem seus negócios e que não são formalizados devido às barreiras que encontravam. Era muito difícil formalizar, muito complicado, burocrático e caro. O EI resolve as duas coisas: é simples e barato. Com cerca de R$ 2,00 por dia ele garante uma série de direitos”, explica o diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.

O EI garante registro no CNPJ e, com isso, vários benefícios para o crescimento da atividade econômica, como comprar e vender com nota fiscal, o que proporciona melhores preços, vendas para governo, abrir conta em banco como pessoa jurídica, ter acesso a crédito com taxas diferenciadas e apoio do Sebrae. Também assegura cobertura previdenciária com aposentadoria por idade e por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio reclusão para a família.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 2107-9106, 2107-9110, 8118-9821 e 9977-9529
www.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

 

 

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Maioria dos empreendedores individuais é do comércio varejista

Notícias

Os números de formalizados por atividades foram apresentados em reunião de operadores do Empreendedor Individual, nesta quinta-feira (14)

Dilma Tavares

Bernardo Rebello

Operadores do Empreendedor Individual preparam mobilização nacional

Brasília
- Dos 589.213 empreendedores individuais já formalizados no País, a maioria encontra-se no comércio varejista, num total de 194.597 indivíduos (33,03%). Em seguida vêm os que atuam no setor de alimentação, com 66.685 (11,32%) e em outras atividades de serviços pessoais, com 59.571 (10,11%).


Nos serviços especializados para construção estão 39.500 (6,70%). O comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas fica com 32.292 (5,48%). Na área de reparação e manutenção de equipamentos de informática e objetos pessoais estão 28.360 empreendedores individuais (4,81%).


Confecção de artigos do vestuário e acessórios está com 23.078 inscritos ( 3,92%). Serviços de escritório, de apoio administrativo e outros conta com 21.010 (3,57%). Os demais são 124.120 (21,07%).


Os números foram apresentados pelo secretário-executivo do Comitê Gestor Do Simples Nacional, Silas Santiago, nesta quinta-feira (14), durante reunião de operadores do Empreendedor Individual, realizada no Ministério da Previdência Social.


Balanço de Receita Federal do dia 1º de outubro mostra que, por área de atividade, os empreendedores que atuam com comércio de confecções são líderes de formalizações, com 55.500 registros. São seguidos pelos cabeleireiros, com 42.732. Serviço de fast-food vem em terceiro, com 16.611. Em quarto lugar vem alfaiataria, com 15.644. Bem próximo estão serviço de bar, com 15.586, e minimercados, com 15.176.


Na relação constam ainda panfleteiros (5.340), serralheiros (4.760), borracheiros (3.010), chaveiros ( 2.318), consertadores de móveis (1.546), encanadores (1.334), professores de música ( 980), cobradores (884), jornaleiros (753), sapateiros (688)), figurantes (128), caseiros (46), cordoeiros (30), coveiros (4), castanheiros (3) e coletores de palmito (2) entre outros.


Empreendedor Individual é a figura jurídica que simplifica a formalização de empreendedores por conta própria como pipoqueiros, costureiras e doceiras, entre centenas de outras atividades, que tenham receita bruta de até R$ 3 mil por mês, ou R$ 36 mil por ano.


A formalização é feita pela internet (www.portaldoemrpeendedor.gov.br), gratuitamente, sem que seja preciso assinar papéis ou entregar documentos na Junta comercial. Formalizado, o empreendedor passa a pagar uma taxa mensal de 11% sobre o salário mínimo para o INSS, mais R$ 1,00 se for da indústria ou comércio ou R$ 5,00 se de serviços.

  Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 2107-9106, 2107-9106, 2107-9110, 8118-9821 e 9977-9529
www.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae